domingo, 10 de fevereiro de 2008

Cartão de Biblioteca.


«Somos como uma criança pequena que entra numa grande biblioteca cujas paredes estão cobertas até ao tecto de livros em muitas línguas diferentes que não compreende. Repara que existe um plano misterioso na organização dos livros de que ela… apenas debilmente suspeita.» (Einstein)

Todos sabemos que o mundo é algo enorme, grande demais para se conseguir fechar nalgum lado para ser conservado. Seria giro, sim, depositá-lo, juntamente com toda a sua História e Substância, num frigorífico enorme e, quando tivéssemos vontade de recuperar qualquer bocadinho, era só tirá-lo e pô-lo no micro-ondas a descongelar.
Contudo, apesar da complexidade do mundo e da incapacidade de o transportar, tal Pokémons em Pokebolas, é possível descobri-lo e aventurarmo-nos nele. A chave para ter o mundo "na mão", literalmente, é, então, deixarmo-nos envolver por estas estranhas geringonças que suportam esta biblioteca: as palavras. Deliciosas, traiçoeiras, dolorosas, traquinas... cada uma contando uma história, se a deixarmos.

Deste modo, se queremos viajar pelo mundo, sem mala às costas, mapa na mão, binóculos nem máquina ao pescoço, o melhor local é a biblioteca. No entanto, neste nosso blog, não queremos ser os únicos (nem somente os) escritores - apesar de antes passarmos bem por bibliotecários atraentes! -, mas queremos que cada um tenha uma oportunidade como cicerone, turista, escritor e anfitrião.




E não se preocupem com burocracias: somos limitados nesse aspecto (apesar de ser uma palavra muito bela que deriva do grego e, numa fase posterior, do francês).

Portanto, Cartão de Biblioteca? Não será preciso.

5 comentários:

Anónimo disse...

a unica coisa que eu tenho a dizer e'... mas que primeiro post! lololol
começa com uma citaça~o deveras interessante (passo a sugesta~o de acrescentarem o autor da mesma....) e parte para um incri'vel desembrulhar de comparaço~es com um ni'vel de piada me'dio. so' me'dio, ta'??
tem ali uma imagem bem relacionada e acaba de uma maneira gira, com o negrito. lolol
concordo especialmente com a parte da limitação, no que toca a burocracias, claro.
continuem a nada, eu agarro-me 'as bo'ias.

aninha (pequena sereia) loool

Anónimo disse...

continuem a nadar, sorry.

Leonor disse...

O texto fez-me lembrar, quando diziam que era impossível voar. E tudo o que eu pensava era que quando lia voava mais que nunca. Podia ter um objectivo diferente, mas fez lembrar-me a minha infância e os meus pequenos livros.

Paulinha disse...

As palavras são o melhor que temos, são elas que expressam os sentimentos e é com elas que se escrevem sonhos e se memorizam ideias.
Beijinhos

Bisc8 disse...

Eu gostava de poder continuar a viajar pelo mundo através do vosso blog.

De que é que estão á espera? :P

Aguardo ansiosamente o próximo post! ;)